quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A Lenda Da Costureirinha


Quem não a ouviu, ouviu falar da costureirinha
Quem não a ouviu, mas certamente ouviu histórias de familiares que a ouviram, mesmo acreditando que já todos nós. ouvimos a historia, lá vai ela. O que se ouvia afinal? O som daquelas máquinas antigas a pedal que a corda passava por os rodízios, do tempo das nossas avós ou mães conforme a idade, o som do pousar da tesoura de metal em cima do frio ferro, ou mesmo o corte de fios e panos com a tesoura. O som vinha de qualquer parte da casa fosse do forro ou dos sótão, na cozinha, no quarto ou na sala, todos os sítios podíamos ouvir aquele som. Mas quem era? Uma alma penada? Nova ou Velha ? E porque ? 
são inúmeras as versões  assim como onde a ouviram de norte a sul, por todas as cidades e locais ela foi escutada. existem relatos que foi castigo por quebrar promessas e a Divindade a castigou, tais como:
* Uma das lendas diz que a costureirinha não tinha cumprido uma promessa feita a S Francisco e aquando da sua morte foi condenada a andar pelo mundo dos vivos, para remissão da promessa feita.                            * Mas outra versão da lenda diz que a costureirinha tinha prometido fazer um manto para oferecer a Nossa Senhora, não tendo cumprido a sua promessa, foi castigada a cumprir a sua promessa depois da sua morte ate concluir a promessa feita.
* Um outro relato faz menção que uma costureira tinha tido uma doença muito grave e que teria prometido ao céu que caso melhorasse daria a sua maquina. Na realidade ela escapou a sua sentença de morte, mas não cumpriu com o prometido. então quando faleceu foi castigada e obrigada a andar a costurar com a sua máquina sem parar de casa em casa.
* outra das versões, e sim foi esta que eu ouvi que era uma costureira que só trabalhava muito avarenta e que trabalhava todos os dias, até os dias santos, e quando faleceu foi castigada por nao respeitar os dias sagrados
Mas também existe a lenda de a costureira que foi sacrificada em vida, algo mais fraterno:
* uma costureira estava a fazer um vestido de casamento para a sua filha e esta terá falecido antes do casamento, a costureira viveu sempre de tamanho desgosto, e mesmo depois de morta andava de casa em casa a costurar sem parar. 
* Outra versão parte de uma família muito pobre que a senhora fazia trabalhos de costura para sustentar a sua família, contudo o marido era muito bebado e estoirava o dinheiro que havia em bebida, e e costureirinha era obrigada a trabalhar dia e noite para poder por comida na mesa para a sua família, e mesmo depois de morrer nunca parou de costurar   
Enfim a costureinha terá sido alguém que andou por este mundo a pagar pelo seu pecado ou  derivado a sua vida e mesmo depois da sua morte não parou mais o seu oficio .
E agora ? Que é feito da costureirinha ? Acabou o seu sacrifício ou castigo ? 
Não uns dizem que quando apareceu a televisão e a iluminação deixaram de a ouvir, outros dizem que seria bichos da madeira e que as casas foram remodeladas  nao fazendo os barulhos, outros dizem que era imaginação das pessoas e um modo de criar respeito a promessas feitas e o respeito da crença religiosa.
Outros dizem que ainda hoje a ouvem...
E tu ? Ainda a ouves ? Nunca a ouviste ? Conheces outra historia que te tenham contado dela ? Partilha connosco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário