quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Origem da expressão Popular " Tem ou não os três Vintens "

Origem histórica das expressões “perder os três”, “já não tem os três”, “tiraram-lhe os três”.
Durante os séculos XVII, XVIII e XIX circulou no sistema monetário português uma moeda que se tornou à época muito popular e que está na origem destas expressões idiomáticas que ainda hoje perduram bem vivas no nosso léxico.
Era uma pequena moeda em prata com o valor facial de 60 réis, que ficou popularmente conhecida como “três vinténs” (um vintém = 20 réis / três vinténs = 60 réis), inicialmente cunhada no reinado d`El-Rei D. Pedro II e produzida nos seguintes, até ao de D. Miguel.
Quando as posses o permitiam, era tradição as mães ofertarem às filhas, a quando do seu nascimento, uma moedinha de três vinténs, na qual faziam um pequeno furo por onde passavam um fio, para a dependurarem ao pescoço das meninas recém-nascidas – (é devido a essa prática que muitas das moedas de 60 réis que hoje encontramos apresentam um furo na extremidade do eixo).
A moeda de três vinténs assim usada funcionava como um amuleto para protecção e salvaguarda da virgindade pré-nupcial e era exibido ao peito com orgulho pelas moças casadouras em sinal dessa pureza.
No dia do casamento, entregava-a ao marido, ou este retirava-a do pescoço, deixando de a usar para todo o sempre. Podia então, ao olhos da moral vigente, afirmar-se que tal senhora já não tinha os três vinténs porque os deu ou o marido lhos tirou. Estava, pois, casada, não era mais uma menina virgem.
Depois, ganhou esta expressão sentido mais abrangente quando passou a ser usada, com um certo cunho pejorativo, em referência a qualquer mulher que deixou de ser virgem…porque lhe “tiraram” os três (vinténs).


1 comentário: