terça-feira, 2 de junho de 2020



A Barreira esteve em festa,
E quer pelas fotos da animação, quer pelos post de felicidade, mas acima de tudo pela importância de lá terem estado...
Barreira - um pouco de ti , para nós
Lisboa, que hoje conhecemos foi construída por inúmeros construtores civis, a maior parte do nordeste de Tomar, mais precisamente da freguesia da Serra, filhos de gente humilde que lançaram se jovens na construção civil, existiram um grupo de construtores que abriram uma janela de negócio e uns visionarios para o tempo que era de construir prédios e venderem os seus andares, assim deste modo existiram muitos pioneiros deste lugar, que deram lugar a que outros tentassem a sua sorte na capital, havia sempre lugar para mais um... Contudo estes "imigrantes" nunca esqueceram o seu berço, orgulhosamente tentavam dignificar a sua terra e a sua gente, quer com ofertas, quer com apoios, sim festas, estradas, capelas e Santos, água enfim inúmeras dávidas, e não era só para o lugar mas também para a freguesia, dando assim ao de leve... ajudas para a reconstrução da igreja, para o lar, para a casa de acolhimento dos velhotes , para o Tonito, para a casa paroquial.
Mas vamos para a festa...
Aqueles jovens de outros tempos, hoje alguns sábios do tempo ainda por cá permanecem, outros o tempo encarregou de levar o seu corpo mas a memória permanece na família e amigos, tinham uma devoção a Santa Luzia, e além disso se fazia festas em honra dela, a aldeia era vestida de gala para os naturais e reuniam-se na ermida em comunhão com o pensamento, aqueles que emigraram ajoelhavam-se aos pés da Santa pedindo a felicidade para o seu lar. A festa tem sido realizada todos os anos, não havendo lembrança de algum periodo que não se tenha feito, mudando apenas o seu período de festejo, por exemplo década de 50 era no mês de outubro.
Mais precisamente no ano de 1957, foi realizada a festa de 12 a 14 de outubro, e foi precisamente nas festas a dia 13 que foi inaugurada a capela de Santa Luzia, assinada pelo arquiteto Lucínio Cruz, foi construída dentro do lugar custeada pelo povo, com dávidas de material, e mão de obra e o valioso auxilio de várias formas de construção civil na capital, que assim se associaram ao pensamento digno e nobre, que a comissão promotora de todos os melhoramentos a inaugurar. No mesmo dia 13 com a abertura das portas da capela também foi inaugurado o coreto construído no adro do templo, para os seus devotos recrearem o seu espírito na arte dos sons, aquando os agrupamentos musicais visitarem a barreira para animar com os seus concertos.
Mas com a abertura da capela e espaço de música , era preciso chegar ao lugar, e deste modo foi inaugurado tambem o acesso de cerca de 1 km substituindo o velho e tortuoso caminho que os peregrinos abriram para ir ao encontro da sua Santa.
Deste modo o povo das Barreiras está grato as entidades eclesiástica e camarária, que permitiram estes melhoramentos, aos benfeitores que ajudaram e apoiaram esta comissão, e na qual agradece a todos que estiveram presentes nas festas da padroeira em honra de Santa Luzia

Sem comentários:

Enviar um comentário